sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O Sequestro de 1521

Hoje é aniversário da reforma protestante. Para lembrar e comemorar essa data tão importante na história do Cristianismo, encaminho-lhes  um ebook (presente da editora Ultimato), que fala da Vitória da Graça em 31 de outubro de 1517. Espero que aproveitem, pois é um excelente material, de autoria de Elben César, fundador da editora.

 

Apenas para instigá-los a ler o livro, segue um trecho do capítulo 5 do mesmo.

Despeço-me como diriam os reformadores do século 16:

SOLI DEO GLORIA!

 
 
Cap. 5 - O Sequestro de 1521
 

O sequestro mais curioso da história aconteceu no dia 3 de maio de 1521, precisamente há 492 anos.  Ultimato apresenta um relato completo deste emocionante episódio do século XVI por meio de uma série de noticiários. Faça de conta que você mora na velha Europa e está acompanhando a notícia pela televisão.

Noticiário de 18 de abril de 1521

O monge agostiniano de 38 anos, Martinho Lutero, ordenado em 1507, acusado de heresia, reafirma sua posição religiosa perante o mais poderoso imperador de seus dias, Carlos V, e uma plateia de seis eleitores, 28 duques, 11 príncipes, 30 bispos e 5 mil espectadores. Isto aconteceu hoje à tarde em Worms, na Alemanha, entre Frankfurt e a fronteira com a França. Como resultado, a vida do conhecido, aplaudido e temível professor da Universidade de Wittenberg está em sério perigo.

Noticiário de 4 de maio de 1521

Ontem, ao sul da Alemanha, perto de Eisenach, terra natal de Bach, quando atravessava a Floresta da Turíngia, a carruagem em que viajava Martinho Lutero foi interceptada por cinco cavaleiros encapuzados e fortemente armados. O monge, que foi arrancado do carro e levado para lugar desconhecido, voltava da Dieta de Worms, do outro lado da Alemanha e estava a caminho de Wittenberg, via Erfurt, Weimar e Leipzig. Seus companheiros de viagem — um professor, um frade e um estudante — informaram que Lutero tinha consigo um salvo-conduto de regresso fornecido pelo próprio imperador, mas nada souberam explicar sobre o sequestro. Estavam cientes do perigo de vida que o amigo corria desde que começou a levantar sua voz contra o comércio das indulgências, há quase quatro anos. Naturalmente sua prisão e morte eram esperadas para qualquer hora, mas não enquanto durasse o salvo-conduto.

Noticiário de 15 de junho de 1521

Faz hoje um ano que Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X e 42 dias que desapareceu misteriosamente. O notável pintor Alberto Durer, de 50 anos, tem perguntado com frequência: "Se Lutero é morto, quem no futuro nos pregará o Evangelho?" Ele está tentando envolver Erasmo de Roterdam, ex-professor de teologia em Cambridge, de 55 anos, atualmente residindo em Basileia, na fronteira com a Suíça, na liderança do movimento "reformista", na ausência de Lutero. Mas o autor do best-seller O Elogio da Lou­cura, de 1511, embora simpático aos reformadores, prefere não se comprometer totalmente com eles. O representante papal na Dieta de Worms, Jerônimo Aleandro, de 41 anos, tido como o possível autor do atentado, nega a responsabilidade, mas declara que "ficaria muito grato a Deus se Lutero estivesse morto". O mistério do sequestro permanece.

 

Noticiário de 31 de outubro de 1521

Lutero está fazendo falta em Wittenberg. Os acontecimentos ali estão tomando outro rumo. A liderança da Reforma acha-se nas mãos de André Bodenstein von Karlstadt, o mais velho de todos os antigos companheiros de Lutero (48 anos), homem impulsivo, radical e ousado demais, autor das 380 teses sobre a supremacia das Escrituras e a falibilidade dos concílios eclesiásticos, publica­das em 1518 para reforçar as teses contra a venda de indulgências afixadas numa das igrejas de Wittenberg, exatamente há quatro anos. Os outros líderes são, por ordem de idade, Nicolau von Amsdorf (38 anos), João Bugenhagen (36), Justo Jonas (28) e Filipe Melanchton (24). A situação é crítica. A Reforma corre o risco de se transformar em revolução e a ordem, em desordem. Não se tem nenhuma notícia precisa de Lutero. Mas já se des­confia de que ele está vivo, pois é possível encontrar e ler vários tratados de sua lavra, escritos em algum lugar secreto e publicados por George Spalatino, de 39 anos, um de seus maiores amigos.

....Continua no ebook em anexo.
Disponível em: www.ultimato.com.br
 


--

"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará." Jo 8:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário